IMPRENSA

12/06/2017IMPRENSA, Minas Gerais, Noticias

Valorizando fabricantes de blocos e artefatos de concreto

Programa desenvolvido pelo Sebrae, ABCP e Codemig auxilia empresas do setor na gestão e inovação de produtos e serviços

Por: William Monteiro

Os fabricantes de blocos e artefatos de concreto (tubos e manilhas, canaletas, bloquetes, pisos, meio-fios, etc.) têm uma grande oportunidade para melhor planejar e alavancar os negócios: o Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE), fruto de parceria entre o Sebrae, por meio do Sebraetec (ferramenta que oferece às empresas acesso a serviços tecnológicos e de inovação) e a Associação Brasileira de Cimentos Portland (ABCP). Em Minas Gerais, o programa (desenvolvido em módulos, com 18 meses de duração) foi iniciado em 2009, com a adesão de 12 participantes. Desde então a atividade registrou as presenças de 70 empresas (no Brasil, somando-se o Sebrae de outros Estados, o número passa de 400). Para a edição 2017, cujas inscrições já estão abertas, as expectativas preveem que cerca de 30 empresas mineiras irão participar. E com uma nova parceira: a Companhia de Desenvolvimento-MG (Codemig).

Segundo o analista da Unidade de Indústria do Sebrae Minas, Jefferson Dias, um dos coordenadores do programa, o PDE auxilia as empresas na melhoria da gestão, na inovação de produtos e serviços e no processo produtivo, sem que, necessariamente, tenham que aumentar suas plantas industriais ou seu quadro de funcionários. “Esses e outros quesitos formam o diferencial que acaba contribuindo para que as indústrias se tornem cada vez mais competitivas”, assinala. “A interação e a troca de experiências entre os agentes resultam em fatores substanciais para as empresas, como a conscientização em questões relativas à segurança, melhores resultados em gestão e tecnologia e aumento no número de fábricas com o Selo da Qualidade ABCP”, acrescenta.

As empresas participantes do PDE já entram na atividade com a certeza de que têm diretrizes e potencial para crescer. Isto porque elas são alvo de um diagnóstico preliminar, feito pelo Sebrae e ABCP, que avalia alguns aspectos do cotidiano, como controle de processos, custos de produção, fluxo de caixa, manutenção preventiva e metas. Superadas estas etapas, o fabricante inicia o PDE e, de acordo com análises colhidas nas edições anteriores, os resultados obtidos são motivos para comemorações. “O PDE é uma iniciativa muito valiosa, que nos dá a oportunidade de estar em contato com várias empresas da área, trocar experiências, enriquecer conhecimento”, atesta Amira Zaidan, da Artefácil, de Belo Horizonte. “Além dos conteúdos técnicos e gerenciais, a convivência com outros fabricantes foi fundamental para o crescimento da nossa empresa”, concorda Otávio Nunes, da Premoldados Nunes, de Ouro Branco/MG.

Para 2017, a parceria Sebrae-ABCP-Codemig vai possibilitar a introdução de novos temas ao PDE e, dessa forma, um maior número de empresas poderá ser beneficiado. Na programação, os temas a serem abordados serão: Geração de Negócios Inovadores, Controle por Indicadores, Tecnologia de Processos, Produtividade, Tecnologia da Produção, Venda técnica: Equipe, Negociação, Comercialização e Marketing.

Programa de Desenvolvimento Empresarial – Fabricantes de blocos e artefatos de concreto

(Parceria Sebrae-ABCP-Codemig)

Inscrições abertas:

Informações: (31) 3223.0721 (ABCP), 3314.2860 (Sebrae)

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – (31) 3379.9278

Tags:, , ,

Revoke Consent